Obra de Uoster Zielinski resgata a trajetória da tradicional instituição fundada por Gorceix e sua relevância científica e cultural no Brasil.
A Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) celebrou seus 150 anos de fundação com o lançamento do livro “Escola de Minas de Ouro Preto – Livro do Sesquicentenário”, de autoria de Uoster Zielinski e publicado pela Editora Miguilim. O evento aconteceu em 7 de novembro de 2025, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, e contou com a presença de autoridades, professores, ex-alunos e representantes da comunidade acadêmica.
A publicação, ricamente ilustrada com 715 fotos e imagens históricas, narra a trajetória da instituição desde sua criação, em 1876, por iniciativa do normalista francês Claude-Henri Gorceix, a convite do imperador Dom Pedro II. O livro percorre momentos marcantes da história da Escola, como sua decisão de permanecer em Ouro Preto mesmo após a transferência da capital para Belo Horizonte, seu crescimento acadêmico após ocupar o antigo Palácio dos Governadores, e sua integração ao sistema federal de universidades em 1969.
Além de abordar o papel científico e educacional da Escola de Minas, a obra destaca aspectos culturais e sociais que fazem parte de sua identidade, como as tradicionais repúblicas estudantis de Ouro Preto, seus museus e as personalidades que contribuíram para consolidar o prestígio internacional da instituição.
O autor
Natural de Farroupilha (RS) e radicado em Belo Horizonte, Uoster Zielinski é formado em Desenho e Pintura pela Escola de Artes Visuais da UFMG. O autor mantém, desde 2003, uma estreita relação com a comunidade da Escola de Minas, desenvolvendo projetos de comunicação e memória institucional.
Zielinski já publicou, também pela Miguilim, a biografia de Gorceix (2023) e o livro infantil “Se o Jorge fosse um porco, ele seria bonito” (2023). Ele prepara ainda a biografia do agrônomo francês Raoul de Caux, colaborador de Gorceix na fundação do Instituto Agrícola de Itabira, prevista para lançamento no próximo ano.
A editora
Fundada em 1980 pelas educadoras Antonieta Cunha e Terezinha Alvarenga, a Editora Miguilim é reconhecida por seu compromisso com a formação de leitores e a qualidade literária. Desde 2010, sob nova direção, a editora tem ampliado suas áreas de atuação, unindo excelência gráfica e editorial em obras que valorizam autores e artistas brasileiros.
Com um catálogo que abrange literatura infantil, poesia, biografias, quadrinhos, música e romance, a Miguilim segue fiel à proposta de espalhar o amor pela leitura e incentivar a imaginação, encantando gerações de leitores.
O lançamento do Livro do Sesquicentenário reforça o legado da Escola de Minas da UFOP como um dos símbolos da educação científica brasileira, celebrando um século e meio de contribuições à pesquisa, à formação de profissionais e à história de Minas Gerais.
Foto: Divulgação