Proposta visa fornecer perucas a usuários do SUS que perdem cabelo durante o tratamento contra o câncer e incentiva a criação de bancos de perucas no estado.
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) analisou na quarta-feira (5/11) o Projeto de Lei (PL) que visa garantir o fornecimento de perucas para pacientes em tratamento de câncer que enfrentam a perda de cabelo decorrente da quimioterapia.
O relator da proposta, deputado Arlen Santiago (Avante), acatou o substitutivo nº 1 apresentado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que aprimorou o texto original e incluiu incentivo à criação de bancos de perucas voltados a pacientes oncológicos.
De autoria do deputado Lucas Lasmar (Rede), o PL 2.631/24 prevê que as perucas sejam disponibilizadas aos usuários dos serviços de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais ou por instituições parceiras, abrangendo especialmente pessoas com alopecia causada pelo tratamento contra o câncer.
O projeto busca não apenas oferecer suporte estético, mas também promover acolhimento e autoestima para pacientes durante o período de quimioterapia, ampliando o cuidado integral no enfrentamento da doença.
Foto: Ramon Bitencourt / ALMG