A Guarda Civil Municipal (GCM) de Ouro Preto recebeu, nesta segunda-feira (20), 30 novas armas não letais Spark e 50 cartuchos, adquiridos pela Prefeitura de Ouro Preto para fortalecer as ações de segurança pública e garantir melhores condições de trabalho aos agentes. A entrega dos equipamentos foi realizada no quartel da corporação, no bairro Rosário, e representa um investimento de R$ 231 mil.
Durante a cerimônia, o prefeito Ângelo Oswaldo destacou a importância do investimento para a modernização da instituição e a proteção da comunidade.
“É uma arma não letal, mas que garante segurança e bons resultados na ação estratégica da Guarda Municipal. Estamos confiantes de que esses equipamentos trarão mais eficiência ao desempenho da corporação, reforçando a segurança dos agentes e da população ouro-pretana”, afirmou o prefeito.
Tecnologia a favor da segurança
O equipamento Spark é um dispositivo elétrico incapacitante, que emite pulsos elétricos por meio de dois sensores, atingindo o sistema neuromuscular do agressor e imobilizando-o temporariamente. Por ser de uso não letal, o dispositivo é considerado uma ferramenta eficaz e segura em ações de contenção e defesa.
De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito, Moisés dos Santos, o objetivo da aquisição é aperfeiçoar o trabalho cotidiano dos guardas municipais e proporcionar mais proteção em situações de risco.
“O objetivo é ajudar os agentes da GCM no dia a dia de trabalho, garantindo mais segurança tanto para eles quanto para os cidadãos”, ressaltou.
Treinamento e capacitação
Atualmente, a GCM de Ouro Preto conta com seis instrutores especializados em armas não letais, e todos os 96 agentes receberam treinamento específico para a utilização da Spark. As novas armas se somam às 14 unidades já em uso pela corporação, ampliando o arsenal disponível para operações preventivas e de resposta rápida no município.
Foto: Peterson Bruschi / Divulgação