O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) volta a atuar em Ouro Preto.
Foi dado um passo importante para a capacitação profissional e o fortalecimento do mercado de trabalho de Ouro Preto: o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) volta a atuar no município com a criação de quatro novas turmas de cursos técnicos. A novidade foi celebrada na última sexta-feira (26/09), durante a apresentação dos estudantes.
A iniciativa é da Prefeitura Municipal, em parceria com a Samarco, após quase dez anos de interrupção no funcionamento do centro de formação. O diálogo foi intermediado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia.
“Eu era vereadora quando o Senai foi fechado em Ouro Preto e foi um momento muito difícil. Agora, como vice-prefeita, celebrar a retomada é motivo de orgulho. Capacitação é tudo, e precisamos dar perspectiva de trabalho e estágio aos jovens. Essa conexão entre educação e mercado é fundamental para evitar a evasão escolar e preparar nossa população para ocupar as vagas que estão sendo geradas”, destacou a vice-prefeita Regina Braga.
Mais de 100 estudantes já estão participando das capacitações de Técnico em Automação Industrial, Técnico em Mineração, Técnico em Edificações e Técnico em Metalurgia, na Escola Estadual de Ouro Preto, localizada na Bauxita. As aulas começaram na segunda-feira (15/09) e terão duração de 18 meses. Do total de matriculados, 74% são moradores de Ouro Preto.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra, o retorno da unidade de capacitação está diretamente ligado ao momento de expansão do mercado de trabalho no município. “Ouro Preto vive um cenário positivo de geração de empregos, com a expansão da Samarco, da Vale, da Gerdau e do turismo. Nossa missão é capacitar a população para que essas oportunidades fiquem aqui. O Senai será um grande parceiro nesse processo, formando profissionais em áreas fundamentais para o futuro da cidade”, afirmou.
Representando o Senai, o gerente de unidade, Brayan Gamarano, reforçou o papel social da instituição. “O Senai é mais do que uma escola técnica, é uma instituição que forma pessoas. Ao longo de décadas, transformamos vidas em Ouro Preto e agora temos a oportunidade de retomar essa missão em uma cidade estratégica para toda a região”, afirmou.
Já o analista de Recursos Humanos da Samarco, Alan Augusto, enfatizou o compromisso da empresa com a formação profissional local. “Com mais de cem alunos matriculados nessas quatro novas turmas, esperamos que, em 2026, todos estejam concluindo seus cursos e reforçando a mão de obra da região. Nosso compromisso é priorizar a população de Ouro Preto, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do município”, disse.
Homenagem a José Carlos da Silva Reis
O evento também foi marcado pelo lançamento do livro “Do Herval para o mundo”, que conta a trajetória de José Carlos da Silva Reis: referência nacional em gestão de pessoas, atuou como professor no Senai de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e deixou um importante legado em Ouro Preto ao liderar um projeto de educação técnica na Alcan.
“José Reis é uma lenda em Ouro Preto. Dirigiu o Senai Alcan, formou gerações de técnicos, que hoje atuam em empresas da cidade, da região e do país. O lançamento de sua biografia trouxe muitos ex-alunos à Fundação Gorceix e nos permitiu prestar uma homenagem a alguém que é um verdadeiro farol para a educação técnica. Neste momento em que estamos resgatando o Senai em Ouro Preto com o apoio da Samarco, é muito simbólico celebrar sua memória e contribuição”, afirmou o prefeito Angelo Oswaldo.
Foto: Joy Albuquerque / Divulgação