A Prefeitura de Ouro Preto oferece mais uma opção de método contraceptivo nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A ação, promovida pela Secretaria de Saúde, possibilita a aplicação do Implanon em mulheres, um implante subdérmico que libera hormônio de maneira contínua e por longa duração.
De acordo com o gerente de Atenção Primária, Ricardo Duarte, os profissionais da rede de saúde já estão recebendo capacitação para a aplicação do implante. “O município sai à frente com a compra e treinamento de médicos e enfermeiros da Atenção Primária, de forma gratuita e nas UBSs do município”, destacou.
A médica ginecologista e obstetra da rede, Skarlath Cordeiro, explicou que esse é o método mais seguro da atualidade. “Hoje sabemos que o implante é mais seguro do que a própria laqueadura tubária”, ressaltou. Conforme a especialista, o dispositivo libera o hormônio etonogestrel e atua no organismo da mulher por até três anos.
O Implanon é um pequeno bastão de silicone que é inserido na parte interna do braço por um aplicador específico, após anestesia local. O procedimento é rápido, simples e realizado por profissional capacitado. As mulheres que desejam optar por esse método contraceptivo podem procurar a UBS de referência para uma avaliação sobre os critérios de elegibilidade.
Foto: Divulgação