Autarquia realiza evento para comemorar duas décadas de serviços prestados à população.
No último dia 15 de setembro, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Mariana completou 20 anos de atuação no município. Antes da criação da autarquia, os serviços de saneamento básico eram de responsabilidade do Departamento de Água e Esgoto da Prefeitura Municipal.
Segundo Israel Quirino, procurador do SAAE, foi durante uma grave crise hídrica nos anos 2000 que a população começou a questionar a gestão das águas no município. Na época, Mariana contava com apenas uma Estação de Tratamento de Água (ETA), que não supria de forma adequada as necessidades da cidade. Os serviços eram limitados e insuficientes. Diante desse cenário, iniciaram-se os primeiros estudos para implantar um modelo de gerenciamento mais eficiente e sustentável para o abastecimento de água e o tratamento de esgoto.
A primeira diretora da autarquia, Edna André Santos, relembra os desafios iniciais enfrentados na criação da instituição: “O primeiro desafio foi mapear as redes para que pudéssemos conhecer o sistema de abastecimento de água e de coleta de esgoto já existente. Para isso, contamos com o apoio técnico da Funasa (Fundação Nacional de Saúde). A partir daí, as ações do SAAE passaram a ser guiadas pelo Plano Diretor de Abastecimento de Água e pelo Plano Diretor de Coleta e Tratamento de Esgoto.” Após os estudos técnicos e diversas audiências públicas com a participação da comunidade, o SAAE foi oficialmente criado em 2005, por meio da Lei nº 1.925.
Durante a solenidade de comemoração dos 20 anos da autarquia, o vereador Fernando Sampaio, que atuou no antigo Departamento de Água e Esgoto e participou da transição para o SAAE, reforçou a importância de investir ainda mais na instituição: “Acredito que o SAAE tem total capacidade de oferecer um serviço de excelência no tratamento de água e esgoto em Mariana, mas, para isso, é preciso continuar investindo.”
Para Ronaldo Camêlo, atual diretor executivo do SAAE e também um dos idealizadores da autarquia, a municipalização dos serviços trouxe grandes benefícios, especialmente no aspecto financeiro: “Diferente de uma companhia estadual ou de uma empresa privada, que têm fins lucrativos, o SAAE é uma autarquia. Isso significa que a Tarifa Básica Operacional (TBO), cobrada da população, serve apenas para cobrir os custos com a captação, o tratamento e a distribuição da água.”
Duas décadas de avanços
Hoje, após 20 anos de funcionamento, o SAAE representa um marco na gestão do saneamento básico em Mariana. A cidade conta atualmente com quatro Estações de Tratamento de Água (ETAs), além de diversos poços, reservatórios, estações elevatórias e outras estruturas que garantem a distribuição adequada de água à população. A autarquia também é responsável pela coleta de esgoto, limpeza, desentupimento e desassoreamento das redes de esgotamento sanitário.
Durante seu discurso oficial, Ronaldo Camêlo destacou a importância dos servidores para o sucesso da instituição: “Quero parabenizar todos vocês por fazerem parte do SAAE. São cerca de 220 colaboradores que trabalham diariamente pelo bem-estar da população. Vocês vestem e honram a camisa da autarquia.”
Juliano Duarte, chefe do executivo, também discursou durante a cerimônia e ressaltou a importância da autarquia para a cidade de Mariana. Ele lembrou que pretende cumprir sua promessa de campanha de até o final do mandato acabar com a falta d’água no município. Ele agradeceu a atuação dos servidores e disse que continuará trazendo investimentos para a instituição.
A solenidade comemorativa contou com a presença de autoridades locais, como vereadores, secretários, o chefe do Poder Executivo e servidores do SAAE. Ao final da cerimônia, os servidores participaram de um almoço em celebração aos 20 anos da autarquia.
Foto: Divulgação