O Dia dos Pais, quarta data comemorativa mais representativa em movimentação financeira no varejo brasileiro, celebrado em 10 de agosto, está se aproximando. Mas, além do aquecimento das vendas no período, há também a ampliação da ação de criminosos, que buscam enganar clientes
A situação é preocupante. Um levantamento recente da Serasa Experian, empresa brasileira especializada em análise de crédito e apoio a negócios, mostra que o Brasil tem registrado mais de 1 milhão de tentativas de fraude por mês, o equivalente a uma a cada 2,2 segundos.
Por isso, empreendedores de lojas físicas e on-line precisam redobrar a atenção para garantir transações seguras e evitar prejuízos que vão além do valor de uma venda.
“A segurança é um pilar essencial para construir uma relação de confiança e fidelizar o consumidor”, diz a superintendente de prevenção a atos ilícitos da Getnet Brasil, Lourdes Quintana.
Dicas para lojas físicas
Atenção ao Pix na maquininha: sempre verifique no extrato ou no aplicativo do seu banco se o valor da transação via Pix realmente foi creditado em sua conta antes de liberar o produto. Não confie apenas no comprovante apresentado pelo cliente, pois ele pode ser falso.
Cuidado com o golpe da troca de maquininha: fique atento para que, em um momento de distração, o seu equipamento não seja trocado por um aparelho do golpista, que passaria a receber os valores das suas vendas.
Desconfie de visitas técnicas inesperadas: instrua sua equipe a não entregar equipamentos para supostos técnicos que aparecerem na loja sem um agendamento prévio ou um contato oficial da empresa de pagamentos.
Dicas para o e-commerce
Monitore atividades suspeitas: fique de olho em comportamentos atípicos, como um mesmo cliente fazendo várias compras com cartões diferentes em um curto espaço de tempo, ou um volume grande de pedidos para o mesmo endereço de entrega.
Proteja os dados dos seus clientes: utilize plataformas de e-commerce seguras e invista em certificados de segurança (SSL) para proteger as informações de pagamento e os dados pessoais dos consumidores.
Cuidado com o chargeback no link de pagamento: para evitar contestações, confirme se a identidade do comprador é a mesma do portador do cartão antes de enviar o produto. Em caso de contestação e chargeback, o lojista precisará ter provas de que a venda foi realizada para o dono do cartão. Descreva detalhadamente os itens na fatura, guarde os comprovantes de envio e monitore transações com comportamento suspeito.
“Datas de grande movimento como o Dia dos Pais exigem uma operação inteligente e segura. Ferramentas que validam transações em tempo real e protegem o lojista contra fraudes e chargebacks são essenciais. Investir em prevenção é garantir a saúde financeira do negócio e a confiança do cliente, resultando em mais vendas e fidelização”, conclui Lourdes.
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