Mais de 236 mil estudantes mineiros enfrentam hoje dificuldades para pagar a faculdade. O número de endividados faz parte de uma pesquisa realizada pela Serasa em parceria com a Mindminers, que revela um dado alarmante: 4 em cada 10 universitários já trancaram o curso por não conseguir manter o pagamento das mensalidades.
A pesquisa nacional mostra que 35% dos universitários estão inadimplentes com as instituições de ensino superior. Desses, 22% apontam o desemprego como principal motivo para o endividamento, seguido por problemas pessoais ou familiares (13%) e pela redução de renda (9%).
Além dos débitos com a faculdade, 62,3% dos estudantes endividados também acumulam outras dívidas: 55% têm pendências com cartão de crédito, 36% devem contas básicas (como luz, água ou internet) e 32% possuem empréstimos pessoais.
Situação afeta saúde mental de estudantes endividados
A situação financeira impacta diretamente a saúde emocional dos alunos. Quase metade dos universitários endividados (48%) relata sofrer de ansiedade intensa, insônia ou estresse. Apenas 6% afirmaram não sentir nenhum impacto emocional em relação à pendência.
Segundo a Serasa, 34% dos inadimplentes possuem dívidas superiores ao valor de cinco mensalidades, e 32% têm débitos há mais de dois anos. Para muitos, a consequência é a interrupção dos planos. Entre os entrevistados, 45% disseram ter adiado objetivos de vida importantes por causa das dívidas.
“O peso das dívidas vai muito além do financeiro, afetando o bem-estar e o desempenho dos alunos, dentro e fora da sala de aula. Muitas vezes, esses débitos acabam adiando planos”, comenta o especialista da Serasa em educação financeira, Thiago Ramos.
Apesar disso, 64% dos estudantes se mostram confiantes em conseguir negociar as dívidas nos próximos dois anos, e 9 em cada 10 consideram importante quitar os débitos com a universidade.
“A renegociação surge como uma chance real de recomeçar, especialmente para quem quer retomar os estudos e seguir construindo o próprio futuro neste novo semestre”, destaca Ramos.
Serasa oferece descontos de até 95% em mensalidades atrasadas
Para ajudar os estudantes a saírem da inadimplência e retomarem os estudos, a Serasa disponibilizou mais de 7,8 milhões de ofertas de negociação que atendem 2,8 milhões de universitários em todo o Brasil. A ação envolve 77 instituições acadêmicas como Estácio, Anhanguera e Pravaler, com descontos que podem chegar a 95%.
Somente em Minas Gerais, são mais de 608 mil ofertas de negociação, distribuídas entre 66 instituições de ensino superior.
As negociações podem ser feitas de forma totalmente on-line, por meio da plataforma Serasa Limpa Nome. Os estudantes podem acessar as ofertas pelos canais oficiais da empresa.
Foto: Divulgação