O espetáculo das Tradicionais Cavalhadas, realizado em Amarantina, Distrito de Ouro Preto localizado às margens da BR-356, revive, de forma teatral e folclórica, as guerras travadas no interior da Europa Medieval, entre os exércitos Mouros e Cristão, com enredo baseado no livro Carlos Magno e “Os Doze Pares de França”. A festividade, realizada há mais de 265 anos e listada como Patrimônio Imaterial de Ouro Preto desde 2011, terá como grande novidade nesta edição o Festival “Sabores de Amarantina”, no primeiro final de semana de festa, protagonizado por quitandeiras e cozinheiras locais, que terá ragu de costelinha com polenta e ora pro nobis, frango ao molho pardo, tropeiro com carne de panela, pudim de milho verde, canjiquinha vegana, que concorrem nas categorias de melhor prato tradicional, melhor prato vegano, melhor quitanda tradicional e melhor quitanda vegana com outros tradicionais pratos da culinária local.
As Cavalhadas, são uma apresentação teatral equestre, com personagens determinadas e vestes características. Os protagonistas são reis e respectivos soldados, embaixadores e a princesa Florípes. O Rei Cristão, representado por Carlos Magno, apresenta-se de farda e capa azuis, calça branca e coroa, ostentando o crucifixo, símbolo do cristianismo. O Almirante Balão, rei do exército Mouro, usa indumentária semelhante, porém vermelha, e carrega símbolos do ilslamismo como a lua e a estrela.
Além do Festival “Sabores de Amarantina”, a programação do evento, que será divulgada em breve, conta com missas e outras ações de cunho religioso, passeata pela Paz, shows, apresentações de dança e teatro, programação cultural infantil e edições das Cavalhadas nas categorias mirim, adulto e feminino, reafirmando o papel comunitário e educativo da tradição. Além disso, durante a festividade haverá registro de depoimentos e histórias vinculadas aos participantes, entre outras ações do Programa “Universidade da Cavalhada”, iniciativa criada em 2023 voltada para o fortalecimento da memória e dos saberes ligados a este importante patrimônio cultural de Ouro Preto.
As “Tradicionais Cavalhadas de Amarantina e Festa de São Gonçalo - EDIÇÃO 2025” são realizados pela Associação dos Cavaleiros Mestre Nico de São Gonçalo do Amarante – Amarantina, com produção da Ponce Eventos e do Território Criativo, com apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, por meio do CONDES - Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto e do FUNPATRI - Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural.
Foto: Imagens de edições anteriores / Ane Souz – Divulgação