A adesão foi oficializada com a publicação do Decreto Municipal nº 12.338, de 18 de junho de 2025.
A Secretaria Municipal de Educação, tornou pública sua adesão ao Programa Mais Professores, instituído pelo Governo Federal com o objetivo de fortalecer a qualidade da educação básica em todo o país. A adesão foi oficializada com a publicação do Decreto Municipal nº 12.338, de 18 de junho de 2025, e com a publicação do Edital nº 006/2025, que estabelece as regras do processo seletivo simplificado para contratação temporária de professores e especialistas da rede municipal.
A principal novidade do edital é a utilização da Prova Nacional Docente (PND) como etapa classificatória. Criada pelo Ministério da Educação (MEC) e organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a PND será aplicada em todo o país no dia 26 de outubro de 2025 e busca subsidiar os processos seletivos municipais com base em critérios técnicos e nacionais.
Para participar do processo seletivo de Mariana, o candidato deverá: Realizar a inscrição e ser aprovado na PND, conforme o edital nacional publicado pelo Inep; inscrever-se posteriormente no processo seletivo municipal, em cronograma que será divulgado em edital complementar.
O uso da PND representa um avanço importante na valorização da carreira docente, alinhando o processo de contratação a parâmetros de qualidade e competência profissional. A nota da PND será utilizada como primeira etapa classificatória, seguida por análise de títulos.
As contratações previstas são temporárias e visam atender às demandas da rede pública municipal a partir de janeiro de 2026. A seleção prevê cadastro reserva, com vagas para diversas áreas do conhecimento, de acordo com as necessidades futuras da Secretaria de Educação.
Foto: Cartaz / Divulgação