Na última quarta-feira (02/04), a Secretaria de Diversificação Econômica, Tecnologia e Inovação, realizou o lançamento do Programa Avança Mariana. A cerimônia aconteceu no auditório do Hotel Providencia e reuniu autoridades, representantes do setor produtivo e instituições parceiras.
Com duração prevista de dois anos, o programa reúne uma série de iniciativas pensadas para ampliar e fortalecer o desenvolvimento econômico do município, com o objetivo de criar oportunidades, gerar empregos e atrair novos investimentos.
Na ocasião, foram apresentadas as diretrizes do Avança Mariana e os projetos desenvolvidos pela secretaria desde o último mês de janeiro. Também foram anunciadas ações voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo, qualificação da mão de obra local e modernização dos serviços.
Confira alguns dos projetos:
Distrito Empresarial
Um espaço planejado para atrair novos negócios e impulsionar a economia local. A proposta é criar um ambiente favorável para empresas de diversos setores, promovendo geração de empregos, aumento da arrecadação e qualificação da mão de obra.
Lei de Liberdade Econômica
Com foco na desburocratização, a iniciativa garante mais liberdade e agilidade para quem deseja empreender em Mariana, especialmente em atividades de baixo risco, que agora não precisam de alvará para começar a funcionar.
MultiplicAção
Uma ação itinerante que aproxima os serviços da população, especialmente em regiões mais afastadas, facilitando o acesso ao atendimento do MEI e do SINE.
Impulso Mariana
Rodas de conversa mensais com empresários locais, aproximando o poder público do setor produtivo e estimulando a construção conjunta de soluções.
Parcerias com SEBRAE e SENAI
Diversos cursos e programas voltados ao empreendedorismo, à liderança, à inovação e à capacitação técnica em parceria com SEBRAE e SENAI. Destaque para o Empretec, o Sebrae Delas, o Programa Design de Artesanato e outros.
Observatório Econômico
Uma ferramenta estratégica para o acompanhamento dos indicadores locais de desenvolvimento, geração de emprego e qualidade de vida. Entre as novidades está o Índice de Preços de Mariana, que medirá a inflação local e ajudará a embasar políticas públicas.
Além disso, foi anunciada a criação do Fundo Municipal de Desenvolvimento e Diversificação Econômica e a revisão do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (COMDETI).
Foto: Divulgação