Mariana, berço da fé e da cultura mineira, integrou a programação especial Caminhos da Fé: Tradições Mineiras da Semana Santa, realizada entre os dias 2 e 6 de abril no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. O evento, que faz parte do programa Minas Santa, evidenciou manifestações religiosas e culturais de diversas cidades do interior do estado.
Realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), da Fundação Clóvis Salgado e da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), o programa Minas Santa tem como objetivo valorizar o patrimônio imaterial e religioso do estado e integra as ações do Ano Mineiro das Artes (AMA).
No sábado (05/04), os fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Assunção (Catedral da Sé) participaram do cortejo “Onde tudo começou: a Semana Santa na Primaz das Gerais”, que encantou o público presente ao trazer para a capital os figurantes bíblicos da Semana Santa, um dos símbolos mais representativos das tradicionais celebrações marianenses.
“Nossa visita é uma oportunidade de apresentar nossos figurantes e divulgar a programação da Semana Santa em Mariana. Convidando todos a participarem conosco desse momento tão significativo de fé, espiritualidade, arte e cultura”, destacou padre Geraldo Buziani, pároco e reitor da Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção.
A programação contou com apresentações de grupos das cidades de Baependi, Congonhas, Pitangui, Caeté, Sabará e Belo Horizonte, promovendo um verdadeiro mosaico da fé e da cultura de Minas Gerais.
Foto: Mafê Viana / Divulgação